Filhos denunciam que corpo de idosa de 101 anos foi trocado, e descobrem erro momentos antes da cremação
Morte de Maria Cândida Carneiro ocorreu no domingo (11) e família ainda enfrenta dificuldades para realizar cremação. Rio Pax informou que está abrindo procedimento interno para apuração dos fatos. Filhos denunciam que corpo de idosa de 101 anos foi trocado
Familiares de uma idosa de 101 anos que morreu no domingo (11) registraram queixa na delegacia depois que o corpo dela foi trocado no crematório São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio.
Os parentes de dona Maria Cândida Carneiro foram surpreendidos poucas horas antes do início da cerimônia de cremação e perceberam que não era o corpo da idosa.
Segundo os filhos, a cerimônia de cremação estava prevista para as 14h30, mas eles chegaram mais cedo para agilizar a burocracia.
Horas antes do horário marcado, eles foram avisados pela concessionária Rio PAX, responsável pelo translado, que o corpo de dona Maria Cândida já estava no local. Assim que entraram na sala a família percebeu que o corpo não era o da idosa.
Após muita insistência e tentativas de falar com os responsáveis da Rio PAX, a família conta que um outro corpo chegou ao local, dessa vez com o nome Maria Cerqueira de Araújo.
Para espanto da família, se tratava na verdade do corpo da idosa Maria Cândida. De acordo com a família, após toda a confusão, os funcionários da concessionária teriam dito que o problema estava resolvido e as etiquetas de identificação dos corpos teriam sido trocados.
No entanto, o crematório, que pertence a Concessionária Reviver, disse que não poderia fazer a cremação até que a concessionária responsável resolvesse o problema.
Caso registrado na delegacia
Segundo filhos da idosa, nesse momento a família decidiu procurar a delegacia de São Cristóvão (17ª DP) para registrar o caso.
Enquanto isso, eles aguardam uma definição do crematório para saber quando poderão fazer a cremação do corpo da matriarca da família.
Dona Maria Cândida morreu em casa, de causas naturais, segundo a família. De acordo com os filhos, era desejo da idosa ser cremada. O que a família não esperava é que uma coisa simples se tornaria um problema, justamente em um momento tão difícil para todos.
Até a noite desta terça (13), uma das filhas da idosa disse que ainda não tinha informações sobre o horário da cremação.
Em nota, a Concessionária Reviver disse que prestou todo o atendimento à família para realização de todo o serviço funerário, translado e entrega do corpo foi feito pela concessionária e Funerária Rio PAX.
A Rio Pax informou que está abrindo procedimento interno para a devida apuração dos fatos alegados e se colocou à disposição da família para os devidos esclarecimentos.FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/05/14/filhos-denunciam-que-corpo-de-idosa-foi-trocado.ghtml