Vídeo mostra momento da invasão de pitbull em escola do Rio; 6 crianças foram atacadas
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Alunos de uma escola de Santa Cruz na Zona Oeste tiveram ferimentos leves nos pés e foram atendidos na UPA João XXIII. Animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses. Vídeo mostra momento da invasão de pitbull em escola da Zona Oeste do Rio
Um estudante da Escola Municipal Liberdade, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, flagrou o momento da invasão de um cachorro da raça pitbull no colégio, na manhã desta quinta-feira (22). Seis crianças foram atacadas pelo animal.
As imagens não registraram os ataques. Contudo, é possível ver no vídeo o desespero dos alunos e a correria deles para fugir do cão (veja acima).
A menina que faz a gravação está dentro do ginásio da escola filmando na direção do gramado na entrada do colégio. O vídeo grava dezenas de alunos correndo.
Em menos de 20 segundos, o gramado que estava vazio fica lotado de crianças. Também é possível ouvir a gritaria dos alunos e alguns comentários preocupados.
"Gente, o que que é isso", disse uma estudante.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o ataque aconteceu no horário de entrada, quando os alunos acessavam a unidade escolar. As crianças tiveram ferimentos leves nos pés e foram levadas para a UPA João XXIII, onde receberam atendimento médico e já foram liberadas. Elas foram vacinadas também.
Pitbull que atacou seis crianças em escola municipal de Santa Cruz
Reprodução: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais
O animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. Segundo o secretário da pasta, Luiz Ramos Filho, o cão passará por exames para verificar se possui microchip de identificação.
"Se o animal for microchipado, facilmente chegaremos ao tutor. Temos recebido muitas denúncias de animais abandonados, principalmente da raça pitbull, botando em risco a vida de outras pessoas. Eu faço um apelo para que não abandonem animais. O abandono de animais é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão", alertou o secretário.
Ainda segundo ele, o cão será vacinado e castrado.
O Comando do 27° BPM (Santa Cruz) informou que o batalhão não foi acionado. Segundo a corporação, os policiais tomaram conhecimento da ocorrência por meio do setor de inteligência e localizaram as crianças na UPA.
A Polícia Militar informou ainda que realiza buscas para localizar o tutor do animal.
O caso é investigado pela 36ª DP (Santa Cruz).